O mapeamento de retina é um exame do fundo do olho, sua finalidade é avaliar as estruturas internas do olho. O exame é realizado com um aparelho denominado oftalmoscópio indireto e com auxilio de uma lente especial o médico oftalmologista segura entre o olho e o aparelho, a qual neutraliza a refração da córnea e com isso consegue ver com detalhes o fundo do olho do paciente.

O exame é importante para avaliar a papila, que é o inicio do nervo óptico, a retina que é responsável pela visão, os vasos sanguíneos e a coróide que é um tecido muito importante e altamente vascularizado.

mapeamento de retina
mapeamento de retina

O fundo do olho é a única parte do corpo humano onde podemos examinar diretamente, sem precisar fazer nenhum corte. A abertura do olho permite analisar com detalhes toda a estrutura do fundo do olho, e com isso é possível diagnosticar doenças sistêmicas como hipertensão, diabetes, doenças reumáticas, doenças neurológicas e qualquer outra doença que altere a estrutura do fundo do olho.

Para a cirurgia de catarata o exame é importante para avaliar a situação do fundo olho e verificar se existe algum impedimento ou maior cuidado que deve ser tomado durante a cirurgia de catarata.

Publicado por Cirurgia Catarata Curitiba

Deixe uma resposta

Cirurgia de Catarata
Catarata Curitiba