A lente Intraocular (LIO) é utilizada na cirurgia de catarata para substituir o cristalino natural do olho. As lentes atuais são flexíveis e permitem melhor fixação no olho. A LIO também ajuda a corrigir erros refracionais como astigmatismo, miopia e hipermetropia.
Uma lente intraocular (LIO) é uma pequena lente com grau a ser implantada dentro do olho para corrigir erros refrativos e substituir o cristalino do olho. Há duas modalidades de LIO: as que são implantadas no lugar do cristalino – a lente natural do olho – no tratamento da catarata e as implantadas à frente do cristalino, mantendo-o em sua posição, denominadas lentes fácicas.
Existem basicamente 4 tipos de lentes intra-oculares para cirurgia de catarata
Lentes Monofocais
As mais comuns são as lentes monofocais, permitem uma visão clara porém com um único ponto de foco, geralmente de longe, assim para leitura ou visão de perto é necessário usar óculos após a cirurgia, este tipo de lente é muito pouco usada atualmente.
Lentes multifocais
Devido à tecnologia a lente multifocal é capaz de corrigir simultaneamente a visão de perto, intermediária e de longe. As lentes Intra-Oculares Multifocais aumentam as chances de se livrar dos óculos para a maioria das atividades realizadas pelo paciente que à recebe.
Lentes acomodativas
Também são conhecidas como lentes de foco variável, são projetadas para se moverem em resposta aos músculos dos olhos, é necessário treinar para usar a lente, a lente na verdade é monofocal, mas sua tecnologia permite que ela altere o ponto de foco de acordo com o estimulo do músculo do olho.
Lentes tóricas
Essas lentes são projetadas para pessoas que possuem astigmatismo, ao receber o implante pode se praticamente eliminar o uso dos óculos.
Alem desses atributos das lentes, cada modelo pode ter outras variações como
Anesféricas corrigem a aberração esférica, consiste numa alteração da curvatura entre o centro e a borda da pupila, a aberração asférica causa vários pontos focais e visão turva, as lentes com essa configuração auxiliam na correção.
As lentes podem ainda ter proteção UV, muitos estudos indicam que os raios solares podem ser parte da causa da catarata ou de outras doenças como DMRI – Degeneração Macular Relacionada a Idade.
No entanto a escolha da melhor lente para o paciente é feita em conjunto com o oftalmologista, através de exames, estudo do caso clinico e outros fatores que são discutidos antes da realização da cirurgia.
Por isso é importante buscar um profissional experiente que irá lhe ajudar a encontrar a melhor solução para sua saúde ocular.
Comments
Comments are closed.
Boa tarde. Eu tenho uma enorme catarata no olho direito, faz 8 anos que uso óculos, não tive nenhum trauma no olho, e faz 3 anos que sinto que estou perdendo a visão do olho direito. Hoje examinando verifiquei que estou com catarata neste olho. O ultima consulta o profissional indicou lentes intraocular monofocal filtro UV que chegam em 4.500,00 á 3.700,00 de marca Alcom SA ou WF. Meu plano cobre a nacional, o mesmo disse não ser muito boa, como ficarei sabendo se e importada ou nacional apos a cirurgia? Natalino 48 anos.
Sr. Natalino, a embalagem da lente deve ser guardada, ele tem um número de identificação que é único e a embalagem irá informar a origem da lente. Esse é um dos procedimentos para garantir qual lente está sendo usada. agora se não confia no profissional, deve procurar outro que lhe demonstre confiança.
Prezado Dr. Irineu Antunes Neto
Conforme dizeres do seu site, as lentes MONOFOCAIS são pouco usadas atualmente.
Recomenda-se, pois, as lentes MULTIFOCAIS.
Pergunto: todo e qualquer paciente portador de catarata (senil ) poderá colocar
as lentes MULTIFOCAIS ?
Desde já sou grato pela suia atenção e resposta .
Atenciosamente
Benito Annunciato
30.06.2016
14:00 h
O tipo de lente depende de vários fatores, via de regra não existe restrição. mas cada caso precisa de ser analisado.
USEI A LENTE DE CONTATO MULTIFOCAL E NAO ME ADAPTEI COM A NOITE E NEM DIRIGIR A NOIITE.POIS AS LUZES E FAROL PARECIAM FOGOS DE ARTIFICIOS. SE NA CIRURGIA DE CATARATA EU COLOCAR A MULTIFOCAL VAI ACONTECER O MESMO?