Se você tem dificuldade para enxergar, troca o grau dos óculos com frequência e tem mais que 50 anos, cuidado você pode estar com catarata.
Com o passar dos anos os olhos sofrem com o envelhecimento do organismo, uma das consequências é a catarata, que consiste na opacificação do cristalino, considerado a lente natural de nossos olhos, que tem a função de focar a luz na retina, essa por sua vez transforma a luz em impulsos elétricos que serão decodificados e interpretados pelo cérebro.
Quando o cristalino fica opaco a luz que atravessa fica difusa, causando perda da qualidade da visão, até um ponto que não é mais possível enxergar.
A opacificação do cristalino tem várias causas, porém a principal é o próprio envelhecimento. Com a evolução tecnológica e outros fatores sociais, a cada ano aumenta-se a expectativa de vida dos brasileiros, e com isso a catarata passa a apresentar maior número de casos.
A doença evolui gradativamente e vai prejudicando a qualidade de vida do paciente, primeiro afeta a leitura, depois o indivíduo sente dificuldade para dirigir, caminhar, pegar objetos até atingir as tarefas mais simples do dia-a-dia.
Porém a catarata tem cura e com excelentes resultados. O tratamento é cirúrgico e definitivo, pois corrige o problema substituindo o cristalino natural por uma lente intraocular, que irá cumprir o mesmo papel da lente natural. A principal diferença que a lente intraocular pode corrigir também os erros refrativos como: MIOPIA, ASTIGMATISMO, HIPERMETROPIA E A PRESBIOPIA (VISTA CANSADA). Dessa forma o paciente pode ficar livre da catarata e dos óculos na maioria dos casos.
Consulte seu oftalmologista
Muitas pessoas costumam trocar de óculos sem consultar um oftalmologista, ajustando o grau dos óculos em óticas sem prescrição de médico. Acontece que desta forma não é diagnosticado a catarata, e o grau dos óculos aumenta sem surtir o efeito desejado, e a doença vai evoluindo e piorando a visão, até levar a pessoa a cegueira.
O maior problema é que embora tenha cura, o ideal é realizar a cirurgia de catarata logo no seu início, assim as chances de recuperação da cirurgia são maiores e os resultados melhores.
Por isso é fundamental o diagnóstico precoce da catarata bem como o seu tratamento. Garantindo para o paciente uma melhor qualidade de vida.