A Cirurgia Refrativa a Laser para correção dos erros refrativos (MIOPIA, ASTIGMATISMO E HIPERMETROPIA) é uma das cirurgias mais realizadas em todo o Mundo.
A técnica consiste na aplicação de um laser especial chamado Excimer Laser que irá remodelar a córnea, deixando-a num formato mais regular visando melhorar sua capacidade refrativa, que nada mais é do que o direcionamento da luz no fundo do olho, quando a luz atravessa a córnea ela irá incidir sobre a retina e formar a imagem, a córnea irregular altera a direção da luz e com isso surgem os erros refrativos.
Existem duas técnicas mais utilizadas na cirurgia refrativa:
LASIK – Nesta técnica é necessário “recortar” uma pequena camada da córnea conhecida como epitélio, esse tecido extremamente fino é levantado e somente após isso é aplicado o EXCIMER LASER, que irá remodelar a córnea. Atualmente para realizar o FLAP do epitélio, ou seja, levantar este tecido, utilizamos o LASER FEMTOSEGUNDO, aumentando a precisão e eficácia deste processo.
PRK – Em alguns casos o paciente apresenta determinadas características na córnea que não permitem que o epitélio seja levantado, nesses casos o LASER É APLICADO DIRETAMENTE sobre a córnea, visando o mesmo resultado da técnica LASIK.
No vídeo eu explico se a técnica causar mais ou menos desconforto para o paciente: