Segundo a Oms (Organização Mundial da Saúde) a catarata é a maior responsável pelos casos de cegueira reversível no Mundo.
A catarata é uma condição que torna o cristalino do olho opaco, parcial ou totalmente. O Cristalino é a lente natural do olho, que fica localizado atrás da íris e sua função é permitir a passagem de luz que irá refletir no fundo olho, formando a visão. Quando o cristalino do olho fica opaco a visão é prejudicada e a pessoa com catarata pode até mesmo perder a visão.
O Dr. Irineu Antunes Neto é um dos médicos pioneiros no tratamento cirúrgico da catarta em Curitiba, e também um médicos mais atualizados, pois está sempre presente nos principais congressos de oftalmologia do Mundo. conheça mais sobre a Catarata Curitiba.
Qual a causa da catarata
Catarata congênita
Este tipo de catarata é um pouco raro, afeta uma criança a cada 5 mil nascimentos e tem como causa a hereditariedade. O tratamento é feito com cirurgia e uso de óculos especiais. Na maior parte dos casos os danos a visão do bebe são irreversíveis, mas podem ser atenuados com procedimentos cirúrgicos e clínicos.
Catarata traumática
Alguns tipos de lesões ou acidentes podem desenvolver a catarata, é uma condição muito rara.
Catarata secundária
A catarata pode desenvolver com mais facilidade em pessoas que tem determinadas doenças, como glaucoma ou diabetes, outro motivo pode ser o desenvolvimento da catarata pelo uso constante de corticoides.
Catarata senil
A catarata Senil é o tipo mais comum, está diretamente relacionada ao avanço da idade, atingindo pessoas idade acima dos 55 anos.
Assim como o corpo o olho sofre os efeitos do envelhecimento, uma das consequências é o aumento da opacidade do no olho, que de fato caracteriza a catarata. Com o passar do tempo a visão torna-se menos nítida e a pessoa que tem catarata, começa a sentir dificuldade para fazer coisas simples, como descer uma escada, ler um livro, dirigir etc.
Nesses casos a catarata pode ser formar de 3 formas:
- Catarata nuclear – se formam no centro do cristalino, deixando o centro do olho com uma coloração opaca.
- Catarata cortical – aparece em forma de cunha e em volta das extremidades
- Catarata subcapsular posterior – afeta a parte detrás do cristalino.
Em todos os casos a visão é prejudicada.
A catarata evolui lentamente na maioria dos casos. Atualmente a orientação é realizar o tratamento cirúrgico assim que o diagnóstico é feito, com essa premissa os resultados da cirurgia são melhores.