A catarata é uma patologia que atinge o cristalino do olho tornando a visão embaçada e prejudicando a qualidade de vida do paciente, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a opacificação do cristalino é a maior causa de cegueira reversível do Mundo, no Brasil são cerca de 500 mil novos casos por ano. Uma das principais causas é o envelhecimento que atinge o tecido o ocular especificamente o cristalino, que é responsável pela refração da luz, desta maneira a visão fica turva.
Segundo o oftalmologista Dr. Irineu Antunes Neto o único tratamento para a catarata é a remoção cirúrgica do cristalino e sua substituição por uma lente intraocular. O médico é o pioneiro no estado do Paraná neste tipo de cirurgia e vem introduzindo as novidades tecnológicas para oferecer maior segurança e eficácia aos pacientes.
A última novidade aplicada pelo médico foi a PRIMEIRA CIRURGIA DE CATARATA 3D DO ESTADO DO PARANÁ através do equipamento NGENUITY, que permite a visualização com profundidade dos tecidos oculares, tornando a cirurgia ainda mais precisa e facilitando a observação de detalhes importantes.
O médico relata que as novas tecnologias estão revolucionando a medicina e o uso de imagem em 3D é uma tendência em diversas áreas, no caso da cirurgia de catarata aumenta a precisão do procedimento bem como o conforto do paciente. O Dr. Irineu Antunes Neto já foi congratulado pela APO (Associação Paranaense de Oftalmologia) como pioneiro na cirurgia de Facoemulsificação e agora também é o primeiro médico do estado a realizar a cirurgia de catarata com tecnologia 3D.