Catarata pode ser revertida após a cegueira? Tratamento em Curitiba

A catarata é a uma das principais condições oculares que acomete pessoas acima dos 65 anos, sendo responsável por mais de 2 milhões de casos por ano no Brasil e uma das principais causas de cegueira reversível no mundo.

Apesar de existir a possibilidade da perda progressiva de visão causar uma cegueira, a catarata não é definitiva, podendo ser revertida através da cirurgia de facoemulsificação, no qual se retira o cristalino afetado.

A reversão da cegueira é possível devido à cegueira afetar apenas o cristalino e a essa parte ser praticamente independente, não envolvendo diretamente mais nenhuma parte do olho que esteja ao seu redor.

 

O QUE É A CATARATA

Geralmente acometendo as pessoas com mais de 60 anos, a catarata é uma condição no qual o cristalino, uma espécie de lente do olho, perde a sua transparência com o passar do tempo, se tornando opaca.

A condição é causada pelo desgaste que é causado nas fibras do cristalino, causando a perda de elasticidade com o passar do tempo e, com isso, reduzindo a sua focalização progressivamente.

Entre os principais sintomas da catarata, estão:

– Distorção das imagens;

– Vista embaçada;

– Visão Dupla;

– Dificuldade para realizar tarefas do dia a dia;

– Ocorrência de quedas com frequência;

– Perda progressiva da visão.

 

TRATAMENTO PARA A CATARATA

O único tratamento definitivo para a catarata consiste na cirurgia de facoemulsificação, no qual há a “quebra” do cristalino opaco e a sua connsequente retirada, implantando a lente intraocular em seu lugar.

A lente intraocular irá assumir as mesmas funções do cristalino, e não há a possibilidade da catarata voltar ao olho, uma vez que o cristalino que possuía a condição foi retirado na cirurgia.

A cirurgia de catarata possui poucas chances de complicações, sendo que, na grande maioria dos casos, a complicação se originou da falta de cuidado do paciente durante o período pós-operatório.

Por isso, é importante tomar bastante cuidado após a cirurgia, não coçando ou esfregando os olhos durante o período de recuperação, evitando atividades físicas e não dormindo sobre o olho operado nos primeiros dias após o procedimento.

ONDE TRATAR A CATARATA EM CURITIBA?

O tratamento para a catarata em Curitiba pode ser realizada por meio do Dr. Irineu Antunes Neto, médico oftalmologista há mais de 40 anos, sendo um dos pioneiros na realização da cirurgia de facoemulsificação no Paraná e tendo realizado mais de 17 mil cirurgias de catarata através da busca constante pelas técnicas mais modernas e com melhores resultados.

Dr. Neto também é membro das seguintes associações:

Marque seu horário pelo telefone (41) 3342-8317 ou pelo Whatsapp (41) 9 8791-4243

Estamos localizados na Rua Bispo Dom José, 2711 Seminário – 80440-080 – Curitiba/PR

Publicado por Redação
Categoria:

Deixe uma resposta

Cirurgia de Catarata
Catarata Curitiba